O Alquimista

Não adianta! A gente  escuta, escuta e escuta outras coisas, mas sempre volta nos mesmo caras. O Jorge Ben é um deles. Vira e mexe eu coloco um disco dele pra tocar. Se não é o Força Bruta (1970), é o A Tábua de Esmeralda (1974) ou o Solta o Pavão (1975).

Essa fase é muito boa por que ele ainda não tinha “descoberto” a guitarra e desce a mão na viola. Por causa disso o som parece bem mais bruto, apesar dos arranjos com instrumentos clássicos, como o violino.

O clipe de “Os alquimistas estão chegando os alquimistas”, do disco Tábua de Esmeraldas, é meio besta até, mas mesmo que pelo o que parece tenha sido gravado para o programa do Fantástico, não deixa de ser uma viagem. Até o Visconde de Sabugosa aparece fazendo umas poções:

(http://www.youtube.com/watch?v=LYPbXMCI9zM)

Foi nessa época, inclusive, que ele estava com aquelas de Deuses Astronautas e Hermes Trismegistus.

Um pouco antes ele fazia um som com os caras do Trio Mocotó que deixa qualquer um no chinelo:

Talvez dá viagem e talento desses caras, como Jorge Bem, Gilberto Gil, Caetano Veloso , Tim Maia, Baden Powell, Vinicios de Moraes e João Gilberto, sob a influências dos elementos indígenas e africanos, o que entendemos por cultura Brasileira tenha sido praticamente inventado no século XX. O triste é que essa galera já ta tudo ficando velha e uns até já morreram.

Pelo menos, a cada dia surgem novas bandas composta por rapazes que gostam de chorar, fazer chapinha no cabelo, usar camisetas bem pequenas e calças apertadas, que levam a historia da música pra frente com belas composições.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Música

2 Respostas para “O Alquimista

  1. Enquanto isso, os caras que poderiam salvar a música brasileira estão fora do circuito oficial, alguns sujeitando-se a coisas indignas para ganhar a vida, como trabalhar em bancos por exemplo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s