Vancouver – First Impressions

A chegada a um lugar diferente é sempre muito interessante. E mesmo cientificamente, nossas primeiras impressões nunca sao descartaveis. Muitas vezes elas podem nos enganar, mas sempre servem `a formacao da ideia que voce fara do lugar.

Vancouver pareceu ser uma cidade legal e com um visual incrivel.
Eu diria que no que diz respeito a paisagem é meio que o Rio de Janeiro Canadense. Talvez não seja tão bonita quanto o Rio, mas tambem não tem favelas como la.

Nao que aqui nao tenha pessoas pobres ou mesmo moradores de ruas. Alias, tem e tem bastante. Mas é nitido que a renda é melhor distribuida, embora tambem seja notorio a diferenca de classes.

Parece que na decada de 80 teve um programa do governo que abriu todos os hospicios do pais, so que o programa de inclusao nao deu muito certo e nao é dificil ver nego falando com o poste na rua. Vancouver, em especial, devido ao clima mais ameno, atraiu a maior parte dessas pessoas. Doidos mas nem tanto né?

As ruas sao exageradamente largas e o planejamento parece mais o estilo ladrilhador dos espanhois ao estilo semeador portugues, mas a cidade parece mesmo é um filme americano cheio de lanchonetes vendendo rosquinha. E a dinamica das pessoas e dos carros nas ruas é tao organizada que todos até parecem adestrados. Quase nao se ve Igrejas e as poucas que tem nao ficam no centro.

Outra coisa que chama muito a atencao é o tanto de orientais que tem aqui. Parece que metade da cidade é de origem asiatica. Chega a ser assustador, a comecar pelo ingles falados nos bares, mercados e restaurantes. Sotaque poco é bobagem.

Nao sei como ficou desse jeito, conheco muito pouco ou quase nada da historia canadense, mas o que parece é que os canadenses deixaram o servico sujo para os orientais. Talvez seja um pouco o que fazemos em Sao Paulo com os brasileiros vindos do norte.

De resto eu diria que as coisas sao muito caras, em especial moradia e transporte. Pra comer na rua tambem é bastante caro, mas se fizer comida em casa ja fica bem mais esquema (como em todo lugar, alias).

Por agora, so se fala em olimpiadas de inverno. E sem querer ser diferente do resto, muitas pessoas aqui estao aproveitando para ganhar uma grana em cima dos turistas, alugando suas salas, seus sofas ou seus quartos, o que me faz lembrar de meu celebre amigo Jose, “o profeta”:

– Por aqui nada de novo, muita galinha e pouco ovo!

obs: desculpem a falta de acentos e os erros de ortografia, mas o teclado aqui nao desenrola como o desejado.

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em de tudo um pouco

9 Respostas para “Vancouver – First Impressions

  1. Eu não teria esse olhar apurado de geógrafo. Só mesmo estando no lugar pra conferir.
    Mas e aí? Foi tranquilo arrumar moradia? E o frio? Muito surreal?

    • Grande Pimentinha (membro urubutres 0001)
      Eu precisa era mesmo de um amigo historiador pra fazer um conchavo aqui viu.
      Cara o frio ta bem sussa, ta friozinho mas uns agasalhos ja dao de boa. AS vezes uma luva e gorro, mas ta tranquilo….e quase nem choveu ainda.
      Agora pra encontrar AP ta impossivel jao. Ja estou a duas semana andando o dia todo atras disso e nada……
      De resto, a gente nao se sente em um lugar tao diferente.
      E isso eu acho é pq a influencia do estilo norte americano no Brasil ta pesada viu? Muitas coisas sao igualitas aca, o que de certa forma assusta.
      Abracos ai camarda!!

  2. Pandora

    Nossa, legal saber que vancouver é a cidade dos japoneses loucos… hahaha

    Só não entendi a frase célebre do profeta….

  3. Everas

    Como você vai para uma cidade em época de olimpiadas sem ter um lugar certo para ficar? Sem contar que deve estar bem caro.

  4. Everas

    Saiu uma reportagem no NY Times sobre o Eastside (tinha que ser ZL) de Vancouver, um lugar mais barra pesada, cheio de sem tetos, drogados e coisas que nem imaginamos no Canada.
    O link da reportagem é esse ai.
    http://www.nytimes.com/2010/02/05/sports/olympics/05eastside.html?scp=2&sq=vancouver&st=cse

    • Pode cre Everas, vc viu soh como eh que eh?
      E sabe de uma coisa….eu vou morar na Zona Leste. A um quarteirao da Main Street, soh que a alguns Km dessa parte ai. hehe
      Mas eh igual a sampa, tem partes boas e partes muito ruim.
      Essa parte ai fica perto de um bairro conhecido como ChinaTown e eh a area mais quebradera da cidade. Tem nego drogado na rua a dar com pau.
      e tem outra, mano aqui eh sul coreano.
      Legal o artigo, valeu !!!

  5. Fernando Balieiro

    Cara, coloca umas fotos ae!

    Ainda não ouvi as músicas no myspace meu… Tá lá na minha caixa de entrada… Qndo ouvir eu comento… Passando um pouco a correria..

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s