“Como Quem Espera a Chuva Passar”

Todas as pessoas que eu pude conversar e que ja conheciam Vancouver avisaram:

” –  Jão, leva um guarda-chuva que lá chove pra caramba.”

Até agora, em 20 dias de Vancouver, foram só dois dias de Sol. O céu permanece praticamente todo o tempo nublado, mas chover mesmo não choveu muito não. Cai uma garoa, depois para, dai da uma chovidinha de leve e depois para. E assim vai. Vai de um jeito que nem chega a dar motivo para reclamação. Pelo que choveu até agora eu diria que dá pra levar de boa. Se nos olharmos o histórico realmente assusta. Se bobear aqui pode chover até mais que a parte paulista da serra do mar. O mês de janeiro agora, contudo, parece que foi o mês mais quente de toda a historia. Para o azar dos jogos olimpicos de inverno.

Tem um video legal que um camarada postou em seu blog (http://contadordelorotas.wordpress.com/). A musica é meio zuada mas as imagens são bem boas:

Tem também um site bom para acompanhar o andar das nuvens:

http://www.theweathernetwork.com/

O que é louco da chuva é que a ela  não parece ser uma situação normal, por mais lindo que as vezes seja assisti-la cair.

(Lindo, claro, quando você mora em uma casa legal e não precisa pegar ônibus. Nem imagino como seja perder alguem querido ou mesmo sua casa por causa da chuva, mas sei o inferno que é passar horas no transito em pé dentro de um ônibus depois do trabalho com mais 80 pessoas e todas as  janelas fechadas por causa da chuva. Credo, sai pra lá!)

Eu ia dizendo que a chuva traz uma sensação de espera, apreensão, de que vai passar e ai vai estar tudo bem. Ou, depois que a chuvar parar a gente sai pra fazer alguma coisa. Talvez não seja bem assim. Ainda mais que, se eles fossem esperar parar de chover pra fazer alguma coisa, ninguem faria nada por aqui.

Agora fico pensando qual seria o impacto disso no inconsciente popular. Meses e meses de chuva e pouquissimos dias com sol no inverno. Não acho que o clima determine a personalidade ou o jeito de ser dos habitantes de Vancouver, mas deve ter la sua influência.

Por euquanto, uma das coisas boas de não ter chovido muito nesses dias é que o guarda-chuvinha que eu paguei 5 conto no Brasil ainda ta firme e forte.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em de tudo um pouco

5 Respostas para ““Como Quem Espera a Chuva Passar”

  1. pandora

    e ai maleta!!
    Muito bonito o video da cidade.. deve ser show..
    mas vc precisa atualizar o seu “weather” do facebook, ‘lá aparece sol a pino!

    E outra coisa, odeio pegar busão no sol também..

    hugs

    • Everas

      Vancouver fica perto de Seattle nos EUA, que é conhecida como a terra da garoa deles. Mas nem de perto tem a mesma precipitação de São Paulo, nem mesmo nos meses de inverno. Nós nessa babilônia temos ainda uma quantidade menor de dias com sol a vista (sem nuvem). Porém, pela latitude Vancouver possui noites mais longas. Portanto acho que Vancouver nem de perto chove igual a São Paulo. Aliás, nenhuma cidade da Europa ou América do Norte.

      • Grande Everas,

        Sabe que eh uma comparacao bem interessante.
        Realmente Sao Paulo Chove mais que Vancouver, mas nao eh tanto mais assim como vc imagina. Parece que por aqui a media anual de chuvas esta na faixa de 1200mm e se nao me engano Sampa por volta de 1450mm. Se a gente pensar que a area da cidade de Vancouver eh praticamente do mesmo tamanho de Sao Paulo nos podemos dizer que os ceus despejam tanta agua aqui quanto ai. Alem disso, acho que as chuvas aqui nao sao tao torrenciais quanto em Sao Paulo. E nos meses mais tranquilos, enquanto ai esta garoando aqui esta chuviscando.
        Fora isso, como a temperatura aqui eh sempre mais baixa, quando chove a situacao nao eh das mais confortaveis.
        Agora da luminosidade a gente precisa ver direitinho viu? Bem lembrado, eu nao havia nem pensado nisso.
        Mas nao vai me confundir poluicao com nuvem, hehe.

        valeu!

    • po Tainara,
      eu preciso trocar mesmo…

      …mas cada vez que eu vou la pra trocar bate um saudosismo e eu resolvo deixar ribeirao.
      assim eh melhor pq eu vou acompanhando o tempo por ai tb.
      a cidade eh legal sim, mas tambem nao eh aquele paraiso todo que a galera pinta.

      abracos

  2. Legal.
    E aí? Notícias? Aqui está tudo na mesma. Vida de pobre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s