Fat Man

A Coreia do Sul ainda nem tinha acabado de fazer o pronunciamento oficial, onde acusava a Coreia do Norte de um suposto ataque a seu navio, os EUA já sairam por ai declarando seu apoio. Como esses caras conseguem? O número real ninguém sabe ao certo, mas parece que quase 30.000 soldados americanos são mantidos na parte sul da península há anos.

Tentando olhar apenas para os acontecimentos políticos mais gritantes, o império estadunidense da guerra ao tempo que mantem a invasão ao Iraque e ao Afeganistão, apadrinha Israel em seu massacre ao povo palestino, sustenta o embarco a Cuba , legitima o golpe de estado em Honduras, planta bases por toda a America Latina e cerca o conselho de segurança da ONU nas sanções ao Irã.

Há muitos anos que o governo dos EUA segue a mesma linha de atuação, o que nos permite buscar algumas relações entre o Oriente Médio e a America Latina. Por exemplo, da mesma maneira que os EUA por si só não são loucos o suficiente para invadir o Irã, não o foram em relação a Venezuela; e olha que conseguiram derrubar Hugo chaves por um dia . Eles não costumam se meter com grandes países produtores de petroleo, bem armados, extensos e populosos. Nesses casos, uma das táticas é disseminar o caos em países vizinhos, como aconteceu com Iraque e Afeganistão. Do jeito que as coisas caminham não seria nenhum espanto se acontecesse algo parecido com a Colombia. Aliás a situação na Colombia entre governo, guerrilha e paramilitares, não é muito diferente da que se encontrava no Afeganistão antes da invasão estadunidense.

Ainda há pouco tempo os EUA tentaram pressionar a Coreia do Norte quanto aos testes nucleares. A resposta norte Coreana foi curta e grossa. Diante das ameaças dos estadunidense, em bom português, os Coreanos “mandaram vir pro pau”. Não deu em guerra e os EUA voltaram pra casa pra comer cachorro-quente e matutar novos planos. Claro que o fato da China respaldar o governo norte Coreano muda um pouco as coisas. Dessa vez, contudo, a situação é um pouco mais preocupante. Na primeira, em tese, a tensão foi gerada pelo desconforto em relação a potencialidade nuclear norte Coreana, mas agora, a tensão envolve diretamente a Coreaia do Sul e suas 46 mortes.

Muitas guerras começaram diante de contexto bem parecidos. Até mesmo a ONU, que com sua atual configuração na verdade não serve de nada ao seu propósito, e seu Secretário Geral sul Coreano parecem esperar por um conflito quando aplicam a política do “lavo minhas mãos e ainda te empresto o sabonete”.

Os EUA devem saber bem por que tem tanto medo dos países “nucleares”. Se fizermos de conta que acreditamos nesses números, que na verdade são bem maiores, já é bastante assustador imaginar um único só país com mais de 5.000 ogivas nucleares (15% do que já tiveram um dia). Mesmo assim, a pequena Coreia do Norte consegue colocar muito medo no poderoso império estadunidense.

obs: Deixo aqui também meu singelo desprezo a duas grandes plantadoras de noticia, a Reuters e a Agence France Presse, que trabalham arduamente disseminando histórias distorcidas e por vezes mentirosas onde deixam claro interesses maiores que não o de informar e esclarecer perante aos fatos.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em de tudo um pouco

3 Respostas para “Fat Man

  1. Kinjo

    E de pensar q me chamavam de coreano do norte qdo eu era pequenino….

  2. o sertão vai virar mar. e o mar vai virar amazonas.

  3. Everas

    Oh meu!
    Halford Mackinder sorri no inferno. Não acho que o fim está próximo, esse joguinho de movimentar as peças de xadrez ainda dá muito dinheiro. Mas a diplomacia brasileira mandou muito mal na questão do Iran, ou seria Pérsia (eu prefiro o último).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s