Corega

Se por um lado as escolas de idioma não servem para te ensinar outra lingua, por outro, embora eu não acredite muito em amizades, elas servem como um ótimo lugar para se fazer amigos. Assim, consequentemente, além de negar a primeira frase que eu acabei de escrever, as aulas também acabam sendo boas para o seu aprendizado. ( É uma bom jeito de começar um texto. O mais confuso possivel e contradizendo a si mesmo duas vezes em apenas 4 linhas).

Eu já havia vivido algo parecida em outro país, mas como eu tinha apenas duas aulas por semana e a sala era pequena, a experiencia não havia sido tão proveitosa.

Eu acho muito legal, por exemplo, conversar com meus amigos coreanos sobre a Coreia. Na verdade eles não são muito de papo não, pelo menos não como nós ou pelo menos não conosco. Contudo, com algum esforço é possivel desenrolar boas conversas.

Antes mesmo desse episódio com o navio, nós já haviamos tido várias conversas sobre a divisão da Coreia. Nenhum deles em nenhum momento expressou algum tipo de consentimento, concordancia, alegria, ou sentimentos parecidos ao falar sobre o assunto. Ninguém gosta dessa situação. Mesmo conhecendo apenas alguns coreanos eu sei que todo o povo Coreano fica muito triste ao ver essa divisão. Não existe diferença alguma entre norte e sul coreanos. Seria muito dificil separar um povo unido há milhares de anos em apenas 50 anos.

A guerra na coreia e a disputa de hegemonia na região tem consequências seríssimas no cotidiano de todos os coreanos. Por exemplo, na Coreia do Sul todos os jovens ao atingirem a idade adequada são obrigados a cumprir o serviço militar por dois anos. E não é que nem no Brasil que você chega de manhã e sai depois do almoço. São 2 anos, lembro obrigatórios, morando nos quarteis. Apesar do duro treinamento, que inclui dias e dias na selva, eles só são autorizados a visitar suas familias em alguns feriados especiais. Já pensou, 2 anos nessa. Não teve um coreano que eu tenha conversado que disse gostar dessa situação. Todos odeiam tal sistema. Uma amiga coreana minha inclusive está bastante preocupada com a tensão por que seu irmão está no exército agora.

Há quem diga que o medo é uma das melhores ferramentas de controle popular. Imagina viver em constante alerta de guerra. É assim que vivem “as Coreias” (é até pecado escrever esse nome no plural com letra maiuscula). Claro que por ai você só encontra noticias falando de como a Coreia do Sul é rica e legal e na Coreia do Norte gostam de comer figado de criança.

Eu não sei se é mesmo assim porque não consegui achar muita informação e não conheço nenhum norte coreano para confirmar, mas parece que na Coreia do Norte o tempo de serviço militar pode chegar a 10 anos. Você entra para o exercito obrigado aos 20 anos e só sai com 30. Na verdade eu duvido que seja assim tão longo, mas de qualquer jeito, os 2 anos sul coreanos confirmados já são um tanto quanto prolongados. Apartar uma parcela tão importante da população masculina por todo esse tempo poderia trazer sérias consequencias a economia e até mesmo ao crescimento vegetativo, além, é claro, de entristecer as mocinhas norte coreanas.

Uma coisa curiosa é que na sala de aula raramente você vê um sul coreano sentado na mesa dos russos. Eu não sei se eles não vão um com a cara do outro, se é porque são muito diferentes, se é porque a Russia tem mais de 8 mil ogivas nucleares e eles não, ou se é porque os russos são esquisitos mesmo. Já com os japoneses ou chineses, mesmo o Japão e a China terem guerriado e ocupado a Coreia por muitos anos eles são super chegados um no outro. Não é dificil você encontrar um coreano que fala alguma coisa de japonês ou chines. Mas com certeza isso tem a ver com a fato de serem mesmo muito parecidos, a exemplo de brasileiros e argentinos.

De todos que já deram seus tirinhos por lá, 4 países estão diretamente ligados a conjuntura coreana: EUA, Russia, China e Japão. Todos eles parecem adorar uma guerrinha e não se esforçam em nada para a solução do problema. Isso por que com exceção do Japão, os outros 3 países encabeçam o conselho de segurança da fanfarrona ONU. Eu acredito, e sinceramente torço pra isso também, que a crise não vá se agravar e o povo coreano não tenha que se se atacar mais uma vez.

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em de tudo um pouco

8 Respostas para “Corega

  1. hernan

    Como é que isso? Eu pensei que era seu amigo, mas você não acredita em amizade?

  2. pas bruno

    Existe algo pior do que saber que você não acredita em amizades.
    E existe algo pior do que ver que você entrou em contradição logo na introdução do post.

    O pior é perceber que os “have been” das suas aulas estão infectando o seu português:

    havia vivido
    havia sido
    havíamos tido

    Errado não é, eu sei, mas é canadense demais pra mim.
    Esse post é muito revelador. Você não é mais o mesmo. Acho que perdi um amigo… rs

    • Danilo Havana

      e ae Brunão.
      Nossa, eu não sei mais o que fazer com meu portugues.
      Eu até poderia editar o post, mas melhor que meus erros fiquem registrados.
      Por outro lado, pode ser que eu realmente esteja aprendendo ingles.
      Quanto as amizades … é diferente! Você catou a minha %&#ã.
      hahahaha
      força ai jão!

      • e eu tenho meu espelho cristalino, e uma luz que me alumia, para girar nesse imenso carrossel, e viajar pelas veredas do céu, é tão brilhante a pedra do meu anel.

        Eu tenho meu espelho cristalino, que uma baiana me mandou de Maceió.

  3. Alex

    Leio todos os seus post, muito bons por sinal.
    Força ae mano!

  4. Everas

    Mano, aqui no Bom Retiro tá bombando de coréia, tudo explorando os bolivia. Os ricão andam de Azera e Vera Cruz e os bolivia pobre de bike barra forte.

  5. Danilo, legal seu comentário em meu blog.Valeu! E parabéns pelo seu, descontraído enquanto sério, irônico enquanto responsável… muito bom!

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s